- Quem são os Macacos Voadores?
- Abusam por procuração
- Espalham rumores e fofocas
- Campanha de difamação
- Dão graxa ao narcisista
- Dois tipos de macacos voadores
- Como o narcisista recruta macacos voadores?
- O que eles dizem de ti?
- A teia da falsa realidade do narcisista
- Por que o narcisista usa macacos voadores?
- Vão usar a pressão do grupo contra ti
- Guia de sobrevivência contra Macacos Voadores
Já passaste pela situação embaraçosa de encontrar na rua uma pessoa que é intermediária entre ti e o narcisista? A pessoa pode ser amigo comum, um familiar ou mesmo um colega de trabalho. Esta pessoa faz, consciente ou inconscientemente, o abuso e a campanha de difamação que o narcisista tem em mente para ti, mas á distância. Esta pessoa que faz o “trabalho sujo” do narcisista é chamada de Macaco Voador.
Os macacos voadores são utilizados especialmente pelo narcisista nas campanhas de difamação da tua pessoa. Os resultados práticos, emocionais e psicológicos das campanhas de difamação são horríveis e devastadoras a nível pessoal.
Tenho certeza de que há muitas pessoas que cometeram suicídio porque se sentiram pressionadas por vários macacos voadores contra elas, fazendo-as sentirem-se tão invalidadas, tão sozinhas, e duvidando delas próprias que não conseguiram encontrar uma razão para continuar. Elas não encontraram uma saída, elas nem sabiam o que estava acontecendo. As consequências das ações dos macacos voadores podem ser muito sérias.
Quem são os Macacos Voadores?
Os macacos voadores são pessoas que o narcisista enganou, levando-as a acreditar que ele é a vítima e, convencendo-as a executar as suas ordens contra ti. Os macacos voadores são também utilizados em vigilância á distância, indo contar ao narcisista informações pessoais tuas, como por exemplo, com quem te encontraste, o que fizeste, aonde foste, o que vais fazer, etc.
O nome macacos voadores tem origem no filme Feiticeiro de Oz, onde os macacos voadores fazem “o trabalho sujo” da feiticeira.
Vamos encontrar macacos voadores entre amigos, familiares, colegas de trabalho e nos próprios filhos do narcisista.
Os macacos voadores também são conhecidos como:
- Capangas
- Lacaios
- Facilitadores
- Extensões do narcisista
- Gerentes de campanha
Os macacos voadores andam por aí fora a “recrutar” pessoas, um pouco na linha dos religiosos que vão de porta em porta, no intuito de tentar recrutar adeptos para a religião deles. O que no fundo eles estão a tentar fazer é recrutar-te para a religião do narcisista. A religião do narcisista é no fundo a realidade do narcisista, a visão que ele tem do mundo e das outras pessoas.
Abusam por procuração
O papel principal dos macacos voadores é, antes de mais, abuso por procuração.
O abuso por procuração é quando o narcisista faz com que outras pessoas abusem de ti. Desta forma, o narcisista pode abusar de ti através dos macacos voadores sem que ele seja directamente implicado na situação.
Os macacos voadores vão fazer com que te sintas rejeitado, que não te sintas como uma boa pessoa, eles vão te envergonhar, talvez eles até te coloquem numa situação má, e aí eles vão dizer que o louco és tu, e coisas assim. Deste modo dá a impressão que o narcisista está isento de culpa, dando a impressão que ele nem sequer está envolvido nisto..
Espalham rumores e fofocas
Os macacos voadores também são usados para espalhar boatos e fofocas. Este é um dos seus papéis principais. Eles são viciados em fofoca. Geralmente estas pessoas andam por aí a espalhar rumores e as fofocas que ouvem do narcisista, sobre ti claro.
Campanha de difamação
Nas campanhas de difamação os macacos voadores fazem o trabalho do narcisista quer, que é criar uma imagem negativa de ti, do teu caracter. Culminando com ou és má pessoa ou estás louco.
O narcisista, por exemplo, quer que eles vão por aí, falem mal de ti e espalhem mentiras sobre ti, ou o narcisista quer que eles abusem de ti ou façam com que te sintas incomodado ou humilhado. Ou talvez os macacos voadores te convidem para uma situação onde eles sabem de antemão que algo horrível vai acontecer e que tu vais ficar afectado psicologicamente por isso.
Dão graxa ao narcisista
Os macacos voadores fazem o narcisista sentir-se importante e especial. Eles ajudam os narcisistas a sentirem-se grandiosos, como se tivessem status elevado, ou como se fossem famosos como uma celebridade. É exatamente isto que o narcisista quer sentir.
Os narcisistas têm em geral um grupo de capangas ou lacaios ao seu redor, um pouco na linha de celebridades que precisam de um séquito para se sentir seguras sobre elas próprias.
Dois tipos de macacos voadores
Então, quem é que pode tornar-se em macaco voador? Existem duas categorias de pessoas para isso:
- Os Ingénuos
- Os Tóxicos
Macacos voadores ingénuos
Os ingénuos são apenas pessoas que não fazem a menor ideia do que se passa. Eles não conseguem ver nem compreender o que está a acontecer. Os ingénuos não têm experiência pessoal do abuso narcisista pois nunca passaram por algo semelhante.
Aos macacos voadores ingénuos não lhes passa pela cabeça que alguém iria inventar todas essas mentiras sobre ti e querer espalhá-las pela comunidade. Eles simplesmente não conseguem imaginar que um ser humano faria tal coisa.
Pode também acontecer que esta pessoa ingénua é do tipo de dar graxa. Este é o tipo de pessoa que quando confrontada entre o dilema de lutar ou fugir, prefere em vez disso adoptar a bajulação, fundindo-se com a personalidade forte e dominante do narcisista para se sentir segura e assim evitar ter de perceber o que realmente está a acontecer.
Até mesmo tu antes de teres acordado e tomado consciência do abuso que estava acontecendo, eras um desses macacos voadores ingénuos.
Macacos voadores tóxicos
A segunda categoria de pessoas que podem tornar-se macacos voadores são as pessoas tóxicas.
Estas pessoas não possuem limites pessoais. Eles adoram fofoca e drama. Eles são viciados neste tipo de coisas. Eles são pessoas sem integridade e em geral querem algo do narcisista. Eles também procuram status, elogios e favores. Eles estão dispostos a concordar e a fazer o que o narcisista quer porque eles também estão a ganhar algo em troca com a situação.
Como o narcisista recruta macacos voadores?
Normalmente, o que eles fazem é ir pela comunidade, falam com outros familiares ou contactam com pessoas tuas conhecidas, talvez até mesmo com colegas de trabalho ou mesmo um chefe.
O que eles dizem de ti?
Dizem que tu és o mau, o abusador ou que és louco
Eles vão espalhar a má língua que afinal quem é abusivo és tu ou que tu és simplesmente louco. Eles geralmente optam por uma das duas.
Essencialmente eles vão projetar em ti, dizendo que afinal és tu que estás a fazer todas as coisas que eles estão fazendo para abusar de ti. Talvez até contatem com membros da tua família e tentem converter-los para a realidade do narcisista ou talvez isso já esteja a acontecer na tua família.
Estes abusadores adoram chamar-te de louco especialmente quando tu descobres o que realmente está a acontecer nas tuas costas. Eles fazem isso porque precisam de te desacreditar, de te difamar. Eles espalham a ideia que tu estás louco para que as pessoas não acreditem em ti nem na tua história.
Quando o narcisista te chama de louco, isso é um forte sinal para reconheceres que ele está prestes a iniciar uma campanha de difamação da tua pessoa. O chamar de louco é a pista antecipatória para a campanha de difamação que vai acontecer através dos macacos voadores.
Fingem-se preocupados contigo
Eles também vão desempenhar o papel que eles estão “preocupados” contigo. As mulheres narcisistas fazem isso com mais frequência que os homens. Elas estão “preocupadas” com a tua saúde e revelam informações que não eram da conta de ninguém, algo que você não queria que se soubesse.
Isso aconteceu com um dos meus clientes. A esposa dele começou a contar à família e amigos comuns, que ele estava bebendo demais (o que era mentira). Ela começou a dizer que ele tinha algum tipo de problema com o álcool (o que não era verdade). Ou talvez os macacos voadores vão descobrir que estavas a tomar antidepressivos e, então, eles vão começar a espalhar essa informação a terceiros e a dizer como eles estão tão “preocupados” com contigo por tu andares tão deprimido.
É uma traição terrível quando os macacos voadores revelam algo pessoal que aconteceu contigo, ou quando eles dizem mentiras inventadas sobre ti para no fundo fingir que estão preocupados contigo e com a tua saúde.
A teia da falsa realidade do narcisista
Essencialmente, o narcisista cria essa teia de falsa realidade que depois lança sobre os macacos voadores. Os macacos voadores são “engolidos” nessa teia de falsa realidade, aderindo a ela e adoptando-a como verdadeira. Os macacos voadores ficam convencidos pelo modo emocionalmente intenso como o narcisista fala sobre o assunto.
Esta visão da realidade do narcisista pode até certo ponto parecer verdadeira, especialmente para pessoas que simplesmente não sabem o que se passa. Mas para as pessoas que aderiram e subscreveram esta falsa realidade com plena consciência (os tóxicos), é obvio que estão a ganhar algo com isso.
Por que o narcisista usa macacos voadores?
Primeiro de tudo o narcisista gosta de desacreditar a vítima. Eles gostam de te desacreditar para que não possas revelar a tua verdade ou pode também acontecer que fiques de tal modo envergonhado e/ou apavorado que não vais dizer nada e, em vez disso, engoles tudo e ficas em silêncio.
Talvez o narcisista saiba que tu tens coragem para dizer a tua verdade às pessoas nas tuas relações mais próximas, no círculo de amigos, no trabalho, em família e na comunidade, e eles não querem que isso aconteça. Para que isso não aconteça eles vão tentar desacreditar-te para que as pessoas não tenham a certeza de quem está realmente dizendo a verdade. Por vezes na ânsia de te explicares e passar a tua verdade podes dar a impressão que afinal és tu que estás mentindo.
É frequente , o narcisista arranjar macacos voadores com os quais não tens qualquer tipo de relacionamento. Por exemplo, pode acontecer que tenhas arranjado um novo emprego e um colega tenha começado a atacar-te, entrando numa competição ciumenta sobre os teus talentos, capacidades, tua posição na empresa, as tuas alianças ou algo assim. Qualquer tipo de competição invejosa pode atiçar esse tipo de situação em que o narcisista vão arranjar alguns macacos voadores ou criar macacos voadores para lutar contra ti.
O narcisista podendo recrutar todas essas pessoas para fazer o abuso por ele, e evitando assim implicar-se e sujar as suas mãos.
Vão usar a pressão do grupo contra ti
O narcisista vai usar a pressão do grupo contra ti para que te sintas sozinho e inseguro da tua realidade.
Pode ser realmente desafiador quando te encontras numa situação de um contra um, e o narcisista está usando a técnica de “gaslighting”. Pior ainda, é quando és confrontado por um grupo de pessoas que acreditam piamente na realidade do narcisista. Aí vais sentir-te realmente sozinho. Provavelmente, até és capaz de ficar tentado a duvidar de ti próprio e da tua percepção da realidade. Neste sentido, os macacos voadores podem ser um poderoso aliado do narcisista.
Guia de sobrevivência contra Macacos Voadores
Aqui está o meu Guia de Sobrevivência Rápida para lidar com macacos voadores.
1 – Mantêm a tua compostura
Primeiro, mantêm a tua compostura. Comporta-te com 100% de integridade para que eles não tenham nada a usar contra ti e lembre-te é mais importante responder do que reagir.
É importante que mantenhas a tua compostura, porque se você se assustar, se fizer algo errado, se você abusar do narcisista ou apenas gritar e parecer que está maluco, então eles têm algo para usar contra você, especialmente se você fizer isso em frente de um grupo. de pessoas.
Os narcisistas adoram fazer isso, eles gostam de provocar você na frente de um grupo inteiro de pessoas, numa reunião de trabalho, num jantar de família, você e seu parceiro saindo com amigos em comum ou algo parecido. A pior parte é que eles vão apertas os teus botões e fazer-te reagir dando a impressão que estás louco. Depois eles vão usar isso contra ti. Mantêm a tua compostura e evita esse cenário.
2 – Escolhe sair do jogo
A segunda opção é sair do jogo. Então, o que é isso de sair do jogo? Sair do jogo é optar pelo não contato sempre e quando possível.
Definitivamente, não entre em contato com o narcisista e não entre em contato com os seus macacos voadores. Você vai querer bloqueá-los nos mídia sociais. Por quê? Para evitar que os mídia sociais sejam uma futura fonte de tortura.
O narcisista vai usar os mídias sociais e todas essas pessoas contra você. Você vai ver os posts deles e isso vai deixá-lo transtornado e afetado.
Podes optar pelo NÃO CONTATO com todos esses macacos voadores.
Ao bloquear os macacos voadores vais evitar ver os posts deles e não cair numa espiral descendente emocional. Isto também vai evitar que te desvies dos teus projetos, da tua energia, e do teu bem estar psicológico.
3 – Não tentes convencê-los da tua verdade
Outra sugestão é não tentar convencê-los da tua verdade.
As pessoas vão ver o que querem ver. Se eles acreditam no narcisista, como os ingénuos, elas simplesmente não entendem. Quando você tenta convencê-las da tua realidade, elas simplesmente não conseguem chegar lá e isso não te vai ajudar.
Os teus verdadeiros amigos vão reconhecer o teu ponto de vista e verdade, e eles vão ficar do teu lado. Eles não vão questionar-te. Vais imediatamente ter o apoio deles.
O outro grupo de pessoas, as pessoas tóxicas, é para definitivamente não tentar convencê-las da tua verdade, isto porque elas não querem ouvir a tua verdade. Elas estão ganhando algo com este relacionamento com o narcisista. Não tente convencê-los pois será um grande desperdício de energia e, provavelmente, o que acontecerá no final da conversa, ou da tentativa de explicar a alguém, é que vais sentir ainda mais dúvidas sobre ti próprio e sobre a tua realidade. Isto não vai ajudar você a comportar-se de modo assertivo e assumir a sua realidade.
Em certas situações não é possível ir totalmente NÃO CONTATO com os macacos voadores, pois pode ser um companheiro de quarto, alguém com quem você vive, alguém da sua comunidade, ou fazem parte da sua igreja, eles podem fazem parte da sua escola, ou eles fazem parte de um grupo de pessoas que você não pode cortar. Talvez seja alguém no seu trabalho e você não pode despedir-se por não ter outro emprego em vista.
Tenha cuidado em não compartilhar informações pessoais com os macacos voadores. Você quer ter o mínimo contato possível com os macacos voadores. Não partilhe nada pessoal, fale apenas sobre o clima, sobre desportos, ou fale sobre algo absolutamente irrevelevante.
Seja o que for que você fale, certifique-se de que o assunto não tem qualquer tipo de ligação emocional contigo ou que o assunto não revela algo pessoal sobre a tua vida. Os macacos voadores vão usar isto tudo contra você, para além do mais o narcisista irá saber de tudo o que foi falado, o que vai ter um duplo impacto sobre você.
4 – Afasta-te
E finalmente, quando possível, afasta-te. Se este é seu vizinho do lado, se for alguém em uma pequena comunidade, afaste-se de lá, saia de lá.
Se o macaco voador estiver no teu ambiente próximo, como por exemplo, se estiver numa situação de trabalho, você poderá tentar gerir isso por um certo período de tempo. Você pode aprender como desenvolver melhores limites pessoais, como definir e impor limites pessoais, como responder ou reagir ao narcisista, mas lembre que essa é uma solução temporária. Você não quer ficar lá por muito tempo. Você não quer manter esse emprego a longo prazo. Comece a procurar outro emprego, em silêncio, claro. Definitivamente, não conte a ninguém nesse escritório, nem mesmo alguém que você acha que é seu aliado que possa revelar acidentalmente essa informação para a pessoa errada.
Arranje um novo emprego rapidamente para que você possa sair desse ambiente o mais rapidamente possível. Isto porque gerir todos esses limites e ficar alerta diariamente vai drenar muita energia que você poderia estar a investir em outras áreas da sua vida.
5 – Vais conhecer os teus verdadeiros amigos
O benefício desta horrível experiência é que vais aprender quem são teus verdadeiros amigos e aliados.
Talvez não saibas quem eles realmente são. A vida tem essa maneira de revelar as pessoas com o tempo e pode não ser hoje, mas em algum ponto as pessoas vão revelar-se. No mínimo, está grato que essas pessoas se revelem como são. Os macacos voadores mostram que não são teus amigos. Agora que sabes disso, sabes também que não pode confiar mais nos macacos voadores. Para além disso ficas a saber que não precisa de te encontrar com os macacos voadores por amizade, lealdade ou confiança. Você deixou de partilhar e dar energia aos macacos voadores.
Caso, já tenhas passado ou estás a passar por uma experiência de lidar com macacos voadores, ou se algo neste artigo te ajudou, por favor partilha comigo nos comentários abaixo.
Sandra diz
Artigo excelente, espetacular. Parabéns por ajudar pessoas nessa difícil missão! Sei bem o que é conviver com narcisistas.
Dr. Jaime Machado diz
Prezada Sandra,
Espero que esteja bem. Gostaria de expressar minha sincera gratidão pelo seu generoso comentário sobre o meu artigo sobre narcisismo e os “Macacos Voadores”. Fico extremamente satisfeito em saber que você considerou o artigo excelente e espetacular. É encorajador receber um feedback tão positivo e saber que o conteúdo está sendo útil para os leitores, especialmente em uma questão tão complexa como o narcisismo.
Compreendo totalmente a dificuldade de conviver com narcisistas e estou satisfeito por poder contribuir de alguma forma para ajudar as pessoas nessa jornada desafiadora. Se estiver interessada, ficarei feliz em agendar uma consulta para que possamos discutir mais profundamente os seus desafios e trabalhar juntos em direção a soluções.
Se tiver mais alguma observação ou sugestão, não hesite em compartilhar. Seu feedback é muito valioso para mim.
Mais uma vez, muito obrigado pelo seu apoio e palavras gentis.
Atenciosamente,
Dr. Jaime Machado
Patricia Aguiar diz
Acabei de descobrir que estava ha 6 meses convivendo com uma narcisista. Seu artigo é muito bom e me vi em cada tópico.Ainda não estou recuperada totalmente,mas já bloquei a criatura do mal e vários dos seus macacos,eu fui o macaco ingenuo,infelizmente.Agora estou tentando seguir em frente. Obrigada pelo seu texto,muito bom bem explicativo.
Dr. Jaime Machado diz
Obrigado pelo seu comentário. É chocante quando a pessoa acorda para uma realidade que estava debaixo dos seus olhos e não via. É difícil a pessoa recuperar totalmente da experiência sem apoio. Digo isto não só em relação ao choque emocional que a pessoa viveu, mas mais em relação às suas futuras experiência emocionais. É comum a pessoa ficar com receio de se entregar e amar novamente, com segurança. Entre em contato se achar que eu posso ajudar. Bem haja. https://jaimemachado.org/consulta-psicoterapia-online/
Adriana diz
Boa tarde , Dr Jaime!
Depois de quase 30 anos num relacionamento , onde eu vivi tudo e mais um pouco do que é ser casada com um Narcisista, estou eu aqui, tomei a decisão e deixei tudo pra trás dia 30/08 /21.
Lutei muito por um amor , que começou eu sendo muito amparada e meu coração era só gratidão .
Sofri muito ao longo dos anos , mas meus olhos só enxergava os castelinhos que eu criava . Cada vez mais , minha carência emocional agravava e eu passei altos e baixos por conta disso .
Fiz terapia muito tempo , mas nunca a minha médica alertou q minha relação era com um narcisista ( hoje tenho convicção )
Minha filha mais velha é casada e muito bem há 8 anos e o divisor das águas foi justamente isso .
Comecei a observar , como meu genro tratava minha filha e isso era totalmente diferente da minha realidade dos bastidores e para a cereja do bolo , o narcisista do meu ex , foi me difamar pra meu genro , botando a minha moral e dignidade na lama inventando estórias terríveis do tempo q me conheceu . Ali enxerguei , que tinha um INIMIGO , e ele também tava querendo destruir o casamento da minha filha .
Amei sua reportagem sobre MACACOS VOADORES, pra mim ficou tudo bem claro 🙏🏻 Muito obrigada !
Agora , sigo num recomeço doloroso , mas creio que vai passar . abcs Adriana
Dr. Jaime Machado diz
Bem vinda Adriana e obrigado pelo seus comentários.
O que você fez tem muita coragem!
Muitos de nós levamos anos (isso é normal) a compreender o que se passa e depois a juntar coragem para agir e salvar as nossas vidas.
Depois há muitos colegas meus psicólogos e psicoterapeutas não são especialistas na problemática do narcisismo e outros têm falta de competência, pensando que o problema é da cliente e ignoram o contexto da relação na qual a pessoa está inserida. Infelizmente é assim mas quem continua a sofrer é a vítima do abuso narcisista.
O que é bom é que há cada vez mais pessoas a acordar e a ver uma realidade que não é fácil: que a pessoa narcisista não ama e toma prazer em rebaixar e fazer os outros à sua volta sofrer. Quando percebemos o grau de crueldade dessa pessoa que no passado amamos é um grande choque. Mas é aí que vem a força para fazer algo, para tomar responsabilidade das nossas vidas e sair fora da influência tóxica da pessoa narcisista.
Sugiro que a Adriana leia um outro artigo que a pode ajudar nesta nova fase da sua vida chamado Depois de Deixar o/a Narcisista https://jaimemachado.org/deixar-narcisista/
Se precisar da minha ajuda pode também marcar uma consulta comigo https://jaimemachado.org/consulta-psicologia-online/
Um grande bem haja para você
Jaime
Eloah diz
Dr. Jaime, Passei por tudo isso e muito mais,há exatamente 14 anos atrás. Mas é a primeira vez que vejo um profissional de saúde mental falar claramente sobre o assunto. Nenhum dos Psicólogos, e nem mesmo os Psiquiatras souberam me orientar sobre o que aconteceu na minha vida, por falta de conhecimento talvez, ou incompetência mesmo! Minha irmã, com apoio da minha mãe e irmãos (pessoas que eu amava e respeitava) destruíram a minha saúde mental. Sofri violência verbal e física, privação de sono e ameaça de morte. Por inúmeras vezes fui “dopada” com quetamina sem ter conhecimento de nada. Prejudicaram muito a minha vida profissional e pessoal. Minha irmã criou páginas nas mídias sociais para me difamar, caluniar, humilhar e denegrir a minha imagem. Eu não fazia ideia que pessoas, as quais eu considerava até mesmo esclarecidas pudessem se prestar a esse tipo de ação maquiavélica, e me pergunto o que será que os tóxicos ganharam com isso? Eu não tinha conhecimento do termo “macacos voadores”. Não sei dizer se minha mãe, irmã e irmãos são narcisistas, sociopatas ou psicopatas,só sei que são maquiavélicos!!! Eles agem como se nada tivesse acontecido, principalmente a minha mãe. Até hoje ainda tentam entrar em contato, recebo mensagens inbox de novos “macacos voadores”. Eles só não batem na minha porta, porque sabem que eu tenho amigos que trabalham na área de saúde mental, e se for necessário aciono as autoridades (eles tem aversão a médicos e policiais). Só estou viva por D’us e porque consegui mudar de cidade e estado. Mantenho contato zero. Recentemente descobri que a pessoa que eu julgava ser meu melhor amigo, também está envolvido nisso, ele tem Transtorno de Personalidade Bipolar (diagnósticado) mas apresenta traços de sociopatia, parou de tomar medicação, teve alguns surtos e acabou confessando tudo. Com ele no momento só consigo usar a “pedra cinza”,mas não dependo de ninguém emocionalmente. Se fosse possível eu mudaria de país ou até de planeta, para ter paz e saúde mental. Procurei uma resposta para tudo que eu passei durante anos, e finalmente encontrei aqui. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento de forma acessível a todos! Gratidão ✨
Dr. Jaime Machado diz
Bem vinda Eloah e obrigado pela sua partilha e comentário. Que bom que você tenha conseguido lidar com a situação e encontrado alguma paz. O grande desafio da maior parte de pessoas que passam por algo semelhante ao seu é conseguir voltar a confiar e amar. A pessoa precisa aprender a distinguir entre quem pode confiar e em quem não pode confiar. Só assim poderá perder esse medo de voltar a cair em situações tóxicas anteriores. Se precisar de apoio basta marcar uma consulta comigo. Bem haja.
Erivonaldo Antônio diz
Eu adorei esse artigo parece que estava falando tudo que está acontecendo comigo . Obrigado .
Dr. Jaime Machado diz
Obrigado pelo feedbak. Espero que você esteja a ter o apoio e ajuda para superar a situação em que se encontra. Entre em contato se no local onde reside não encontrou o que procurava.
Angelo Antonio diz
Doutor, material muito bom. Os macacos voadores me levaram a enxergar e entender os interesses do narcisista. Tudo se encaixa. vivi desde a idealizacao, desvalorizacao e descarte. No inicio da desvalorizacao meu sinal amarelo ascedeu e foi o que me salvou de maiores prejuisos. consequentemente o relacionamenrto nao fez mais sentindo e veio ao fim. mas presenciei o inicio do novo ciclo inicio e nova vitima.
Fernanda diz
Obrigado
Seu artigo eh muito bom. Cda historia eh unica ( o roteiro eh o msm) – Abuso difamação, gaslithing…
O trecho en que diz vais vê quen são teus amigos – eh a verdd crua e nua (chocante e doloroso)
Tenho 2 tias
Uma eh macaco ingenuo ela ñ tn capacidade para entender. Adora da relatorio da vida alheia cn detálhes cirurgicos.
A outra eh toxica (eh boderline) gosta dé caos,conflito e fofoca. Me agredia psicologicamente me chámando de preguiçosa, respondona… certa x me acusou de algo, na hr a repreendi. Vc viu?
Foi vc. Otra x vc viu?
Calunia eh crime. Vc sabia ? E passei a usar o pedra cinza (faz milagres)
Passou a tarde en cs e ñ queria me deixar assistir o que gosto. Ñ pensei 2x e disparei: eu gosto
Saiu da sua cs pra vir aqui assisti isso, fique na cs. Antes eu tinha dó. Passei a fik estressada, e decidi impor limites. Ela parou de me incomodar
Mora perto e minha Mãe toxica adora. A filha delá tbn eh un macaco.
Pra piora ten una prima toxica (fofoqueira palpiteira…) que ajuda.
Todos os macacos toxicos a adoram.
Pq? Ela faz favores de graça. Deixa de fazer as coisas dela pra resolver a vida dos outros. Quem liga ñ eh aleijado, acamado, ñ esta recem operado. Liga pq sabe que ela vai. Qdo viaja ninguen liga pra me pedir favor.
Antes eu perdia a paciencia e soltáva os dog. Hj ñ +.
Cn o pedra cinza percebi o sofrimento dela e ao msm tempo a minha paz e tranquilidade.
O pior eh que muitos psicologos, psiquiatra desconhece o assunto.
O meu disse pra ñ baixar a guarda.
Somos en 2 irmãs,ñ me nego en ajudar a cuidar. Fik morando na msm cs eh emocionalmente desgastante.
To fazendo a egpcia por hr.
Jaime Machado diz
Obrigado Fernanda pelo seu comentário e partilha das suas experiências de vida. E é verdade, toda a tomada de consciência é dolorosa pois somos confrontados com uma nova perspectivas das coisas e das pessoas que antes não conseguiamos ver mas que sempre esteve à nossa frente. Clientes meus muitas vezes dizem “Como não pude ver isso antes?” É preço de acordar.
Depois, e infelizmente, o que diz sobre colegas meus psicólogos e psiquiatras é verdade. Muitos não aprofundaram o tema do narcisismo e assim têm dificuldade de ajudar os seus clientes.
Luís Flávio diz
Passei por tudo isso na minha vida, é impressionante como existem pessoas com tais capacidades malignas e que a maioria de nós nem nos damos conta dos que nos cercam…
Jaime Machado diz
Pois é Luís mas atenção há uma diferença entre os Macacos Voadores Perversos e os Ingénuos. Os primeiros sabem muito bem o que estão a fazer e têm ganhos secundários com isso. Os segundos, os ingénuos, não têm consciência de que estão a ser manipulados pela pessoa Narcisista.
No fundo ambos são nefastos para a nossa vida emocional e espiritual e, se possível, evitar o contacto.
Andréa diz
Bom dia, passei por muitas situações descritas no seu artigo, sou casada a 16 anos e namorei por 9 anos, passei tudo isso com a sogra. Mesmos no início do relacionamento percebi que ela extremamente ciumenta, tanto emocionante quanto também do salário do meu esposo, me falou diversas vezes que se Ele não fosse casado o salário dele era pra ser dela, tinga ciúmes da nossa casa, móveis, eletrodomésticos até de potes de plásticos, cabides, falava que era dela e que eu estaria roubando dela, isso por que sempre trabalhei desde meus 14 anos, e tudo que tenho na minha casa e fruto de muito trabalho, e se diga de passagem que ela nunca trabalhou, vivia reclamando na rua e até pedia.
Bom por muitos anos fiz aquele famoso do entra por um ouvido e saiu pelo outro, pois a encarava como uma pessoa com problemas psicológicos, tanto que ela toma varios antidepressivo.
Ela sempre usava as falas que estava abandonada pelo filho, mesmo não estando aquela época, pois morávamos perto e ela vivia todos os dias em casa e também íamos muito na casa dela, por não levar pro coração o que ela dizia, a encarava como alguém com problemas, levava minha mãe também na casa dela e ela também ia na minha mãe é irmãs.
Mas o que me perturbava é que ela ficava falando pros vixinhos6, amigos da igreja que era abandonada…
Quando ela viu que não abalava meu casamento, começou a procurar as pessoas que trabalhavam comigo e dizer que passava fome que estava abandonada, aí tinha aqueles que não acreditavam, os que acreditavam, e os que colocavam fogo na fogueira, enfim minha vida virou um verdadeiro inferno, onde eu andava, na rua, no Whatsapp, no emprego, na igreja tinga que ficar explicando que era ciúmes dela, meu marido é filho único e ela perdeu várias gravidezes.
Até que decidimos mudar de cidade apenas pra ter paz e poder viver em paz, gostei muito dessa paz e agora não vou mais a casa dela, só meu marido e filha vão. Confesso que gostei de me afastar, foi muito bom poder viver em paz, mas os julgadores continuam juntando….sem saber da história toda.
Sem falar que ela dizia que minha filha, a única neta e eu atrapalhando a vida dela por que se o filho não fosse casado o salário dele era pra ser dela. Será que se encaixa numa mãe é sogra narcisista?
Dr. Jaime Machado diz
Muito obrigado pela sua história Andréa.
Você deve ter um grande coração com muita compaixão para dar, mesmo a quem não merece. Muitas graças para você.
É sempre difícil fazer um diagnóstico à distância e depois todos nós temos alguns traços narcisistas mas que raramente chegam TPN transtorno personalidade narcisista. Agora o que se nota no que escreveu sobre a sua sogra é que ela tem falta de empatia, compaixão e muita arrogência, para além de outros traços tóxicos.
Quanto a mim o mais importante é você tomar consciências do que você sofreu, reconstruir os seus limites pessoais e auto-estima. Não esqueça também de descriminar entre pessoas que realmente querem o seu bem e pessoas que não são amigas. Possivelmente seria bom limitar a um mínimo o contacto da sua filha com a sua sogra, especialmente se a sua filha é muito nova, e ainda não é capaz de entender bem o que se passa, pois pode ser facilmente manipulada pela avó contra você. Estou certo que o resto vai correr bem com você.
Domingos Francisco diz
Narcisista não é a pessoa que adora a si próprio ou sua auto imagem? Ou estou errado, pk estou confuso aqui.
Jaime Machado diz
Olá Domingos, desculpe o atrazo na resposta. No artigo seguinte você tem a resposta à sua pergunta https://jaimemachado.org/dicas-identificar-narcisistas/
Raquel diz
Queria saber se o narc descarta os macacos voadores…
Jaime Machado diz
Sim, isso pode acontecer. Se o Macaco Voador deixar de ser uma fonte de suprimento narcísico, isto é: deixar de dar atenção, começar a criticar, ter opiniões diferentes, pôr em causa ou já não estar disponível para fazer o que o narcisista quer.
Maria diz
Muito obrigada por todas essas palavras Deus te abençoe 🙏🙏🙏🙏
Jaime Machado diz
Obrigado Maria, um grande bem haja para você.
Andry diz
Tenho dúvidas se minha irmã é um macaco voador da minha MN. Ela parece sempre muito bondosa comigo , mais percebo que sempre está tentando me manipular pra atender suas necessidades. Me diz que sente que MN é uma pessoa maldosa mais que não precisa se afastar dela como eu ,já que ela não tem traumas na relação com a família narcisista. O que me faz suspeitar dela é que constantemente enfatiza que tenho problemas emocionais ,que sou muito doente, que fui muito afetada por minha MN e que ela é muito saudável emocionalmente, detesta quando falo sobre Narcisismo, sempre diz que não fala nada da minha vida pra ela, mais tras informações sutis sobre eles, sei que ela é tóxica em vários momentos, ainda nao descobri quem ela é , mais ando muito desconfiada de suas atitudes.
BIANKA BATISTA REIS diz
Gente minha irmã é exatamente como você descreveu mas já sei que ela é macaco voador sou filha de pai e mãe narcisista!Estou começando a me afastar da minha irmã.
Jaime Machado diz
Obrigado pelo comentário Andry. Vejo que está num dilema e gostava de ver as suas dúvidas esclarecidas. Fale comigo em mais pormenor, marque uma consulta online comigo hoje, deixo aqui o link https://jaimemachado.org/consulta-psicoterapia-online/
Um grande bem haja para você.
Mônica diz
Você descreveu perfeitamente a minha mãe Psicopata Narcisista, perversamente oculta, produzida e engarrafada por Satanás; presente de Dia das Mães no Dia das Bruxas aos Macacos Voadores! Mas absolutamente ninguém acredita em mim. Eu sou o Bode Expiatório e o meu irmão é o filho Dourado – narcisista, facilitador e macaco voador também, assim como o pai dele era.
Realmente eu penso em suicídio desde a infância. Já tentei, mas fui salva. Você descreveu exatamente como eu me sinto.
Obrigada pelas dicas!
Jaime Machado diz
Muito obrigado Mônica pelos comentérios. Agradecido por isso. Realmente é duro passarmos por essas experiências sem quem nos ouça, acredite em nós, sem apoio nem ajuda para seuperar esses momentos difícies. Caso possa ajudar na sua caminhada contacte-me pelo email info@jaimemachado.org ou marque uma consulta online comigo, deixo aqui o link https://jaimemachado.org/consulta-psicoterapia-online/
Um grande bem haja para você.
Elizeu Santos Eufrasio diz
Lindo artigo!
Luiz diz
Obrigado!
admin diz
De nada Luiz, obrigado eu. O que gostou mais no artigo?
Luiz diz
Tudo. Muito bom!