Deixar o narcisista é diferente do que pensa. Muitas pessoas que lidam ou lidaram com narcisistas pensam que tudo irá ficar bem depois de cortarem completamente o relacionamento.
Essa é uma grande ilusão pois esquecem que as suas respostas automáticas continuam activas no seu inconsciente, sem seu conhecimento ou controlo.
Há pessoas que dizem “Agora é que vou começar a viver” mas esquecem que o modo como se apaixonaram pelo narcisista continua presente para “selecionar” alguém com traços semelhantes, o mecanismo que criou a idealização do narcisista está intacto, assim com todas as “feridas” emocionais dos abusos anteriores sofridos (incluindo o modo como nos diálogos interiores a pessoa se julga, culpa, minimiza e rebaixa).
Quando os problemas surgem de novo
Os problemas surgem novamente quando a pessoa entra num novo relacionamento, especialmente quando surgem complicações, diferenças de opiniões, modo de lidar emocionalmente com os problemas, quebras de limites pessoais e confiança, e mais que tudo não saber falar sobre as suas necessidade e quereres (pois não se conhecem) e saber negociar uma resolução partilhada em vez de imposta por um dos lados. Nesta situação a pessoa reverte para os mecanismos de fuga do problema ou da pessoa, ou bloqueia (não sabe o que dizer ou fazer, sente-se impotente) ou luta para assumir controlo.
Por outro lado, quem teve a coragem de fazer ou continuar a fazer psicoterapia após o “cortar” com o/a narcisista, teve a possibilidade de desativar os seus “gatilhos” anteriores que levam à fuga; bloqueio ou luta. E, em lugar de “gatilhos” criar os seus Limites Pessoais, desenvolver o seu Amor Próprio e Compaixão Pessoal, Liberdade e Autonomia.
Atenção às Bandeira Vermelhas
É muito diferente quando a pessoa começa um novo relacionamento, sem bagagem anterior (ou a mínima), com mais maturidade, autenticidade e equilíbrio emocional. Este novo relacionamento tem uma grande probabilidade de correr bem, ser estável e seguro (especialmente se tiver também em atenção às Bandeiras Vermelhas indicadores de narcisismo no processo inicial de namoro).
Provavelmente você está a perguntar-se se os seus comportamentos de codependência que levaram a cair “na teia” do narcisista ainda estão presentes? Pode fazer o Teste de Codependência.
Você é Codependente?
Muitas dessas pessoas não estão conscientes da forma como foram transformadas emocionalmente por esse relacionamento. Isso acontece porque desenvolveram comportamentos de codependência.
O Que é a Codependência?
Por acaso você já sentiu que coloca sempre em primeiro lugar as necessidades da outra pessoa, e as suas em segundo? Chegando por vezes ao ponto de suportar qualquer tipo de comportamento e consequências negativas para si, abdicando dos seus sonhos, autonomia e liberdade de viver a vida? Se SIM é bem capaz de você estar a sofrer de codependência.
Deixe um comentário