Muitos relacionamentos há em que a pessoa nota que algo não está bem, não é feliz, sofre mas não percebe que a causa desse problema não é ela mas devido ao seu parceiro/a sofrer de TPN – Transtorno de Personalidade Narcisista. Tudo se torna mais claro quando isso é compreendido.
No Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, (DSM-5), o Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é definido como um padrão generalizado que engloba grandiosidade (em fantasia ou comportamento), uma necessidade constante de admiração e uma grande falta de empatia. Estes sintomas começam pelo início da idade adulta e estão presentes numa variedade de contextos. As pessoas com TPN geralmente apresentam alguns ou todos os seguintes sinais e sintomas do TPN:
Sintomas TPN
- Um sentido grandioso de auto-importância (por exemplo, o indivíduo exagera conquistas e talentos e espera ser reconhecido como superior sem realizações proporcionais)
- Uma preocupação com fantasias de sucesso ilimitado, poder, talento, inteligência, beleza ou amor ideal
- A crença de que ele/a é especial e único, e que só pode ser compreendido ou deve ser associado a outras pessoas ou instituições especiais ou de alto status
- A necessidade de admiração excessiva
- Um sentido de ter direito a (isto é, expectativas não razoáveis de tratamento especialmente favorável ou cumprimento automático de suas expectativas)
- Comportamento de exploração interpessoal (ou seja, o indivíduo aproveita-se dos outros para atingir seus próprios objetivos)
- Falta de empatia (falta de vontade de reconhecer ou identificar-se com os sentimentos e necessidades dos outros)
- Tem inveja dos outros ou acredita que os outros têm inveja dele/a
- Exibe comportamentos ou atitudes arrogantes e altivas
Se sente que está num relacionamento com uma pessoa deste tipo, procure ajuda profissional qualificada e especializada para saber como lidar com a situação e proteger-se de situações de abuso ou mesmo trauma.
De acordo com o DSM-5, “Muitos indivíduos bem-sucedidos exibem traços de personalidade que podem ser considerados narcisistas. Somente quando essas características são inflexíveis, mal-adaptativas e persistentes e causam prejuízo funcional significativo ou sofrimento subjetivo, elas constituem um transtorno de personalidade narcisista. ”
É importante ter a certeza da situação em que se encontra e querer melhorar o seu relacionamento e a sua vida e dos seus. Pode mandar um EMAIL com alguma dúvida que tenha a este respeito ou marcar uma consulta online comigo no link seguinte MARCAR CONSULTA
Referências
American Psychiatric Association (2013), Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (5th ed.), Arlington: American Psychiatric Publishing, pp. 669–72, ISBN0890425558
Deixe um comentário