Você tem notado que a relação com a sua chefia não é das melhores. Você faz o trabalho o melhor que pode mas raramente é considerado bem feito e sempre há críticas. Você sente que tem de andar com mil cuidados ao fazer as coisas, ter cuidado com o que diz, sente-se inferiorizado e tenta ocultar a ansiedade em que vive diariamente pelo simples facto de estar na presença dele.
Provavelmente você já sabe, mas é bem provável que sua chefia sofra de TPN – Transtorno de Personalidade Narcisista.
O TPN é um transtorno mental no qual as pessoas têm um sentido inflacionado da sua própria importância e uma necessidade profunda de admiração. Aqueles com este transtorno acreditam que são superiores aos outros e têm pouca consideração pelos sentimentos das outras pessoas. Mas por trás dessa máscara de ultra-confiança está uma auto-estima frágil, vulnerável à mais leve crítica ”
— Grupo de pesquisa da Mayo Clinic
Em geral o chefe narcisista é frio, sem consideração nem respeito pelos outros, é obstinado e implacável no trato. Obcecados pelo controlo, eles têm tendência para microgerir o trabalho dos outros. Depois, esperam 100% de lealdade dos seus funcionários, mesmo que eles tenham de sacrificar os seus próprios valores e crenças. Também esperam que você lhes faça favores pessoais e de boa vontade.
A descrição do chefe narcisista não fica por aqui. Seguidamente tem algumas das características mais típicas de como um chefe narcisista se comporta no dia-a-dia.
Insensível aos seus funcionários
Um do sinais mais comum de um chefe narcisista é o desrespeito indiferente com que trata os sentimentos e necessidades dos membros da sua equipa. Pode mesmo mostrar não ter qualquer consideração por você como pessoa. Esteja você sobrecarregado de trabalho ou não se sentido bem nesse dia, você é tratado com uma atitude desumana do tipo: “E depois? Esse problema não é meu – lide com isso.” Tratado como uma coisa!
Este tipo de chefe pode até tentar explorar você sem qualquer consideração pelos seus direitos, exigindo horas extraordinárias ou esperar que você use o seu carro para actividades da empresa e, muitas vezes sem compensação adicional.
Há uma excepção ao que foi dito, é se você faz parte do pequeno círculo dos seus “favoritos”.
Gosta de se ouvir
A maior parte dos chefes narcisistas adoram ser o centro das atenções e fazem isso dominando as reuniões, as apresentações, as conferências telefónicas e qualquer tipo de argumentação por e-mail. Durante essas actividades eles aproveitam para lembrar às pessoas os seus feitos e vitórias, assim como porque as suas ideias são brilhantes e merecem destaque e consideração especial. Para ganhar um argumento ou sair por cima, alguns deles, podem chegar mesmo a insultar e rebaixar os outros. Isto também os leva a sentirem-se mais poderosos e influentes que os outros meros mortais.
Importância do nome e estatuto que ocupa
Alguns chefes narcisistas têm por hábito dar destaque ao seu nome e estatuto. Eles gostam de lembrar às pessoas o diploma importante que possuem, a escola de prestígio que frequentaram, os grupos exclusivos dos quais fazem parte, os VIPs com os quais convivem, os projetos grandiosos nos quais estão a trabalhar e os elogios entusiásticos recebidos da parte de alguém importante. Eles querem parecer constantemente importantes, com uma imagem ampliada e exagerada de si próprios.
Os escritórios de certos chefes narcisistas são santuários de auto-engrandecimento: em cima da mesa a placa de identificação em ouro, vários prémios e troféus nas prateleiras, paredes repletas de credenciais, certificados, reconhecimentos, fotos na companhia de pessoas com estatuto especial e imagens de conquistas “heróicas” ou “aventureiras”. Embora não haja nada de intrinsecamente errado em exibir as suas realizações, o narcisista patológico tende a ser demasiadamente exagerado. Ele ou ela quer ter certeza de que você fica impressionado.
Submeter-se ao superior, desprezar o inferior
Muitos chefes narcisistas são incapazes de se relacionar com outras pessoas como iguais. Eles ou assumem um atitude de superioridade ou de inferioridade dependendo da pessoa com quem estão. Quando estão com uma pessoa que eles vêem como estando numa posição superior a eles vão assumir uma posição de inferioridade e de submissão. Pelo contrário quando estão com uma pessoa que eles vêem como inferior eles vão assumir uma posição sobranceira, elevada ou de superioridade.
A postura que o chefe narcisista assume são calculadas para manipular a outra pessoa a dar-lhes o que ele deseja. O propósito do relacionamento para um chefe narcisista é sempre orientado em torno do que ele vai ganhar ou retirar disso. O chefe narcisista não têm empatia, compaixão ou humanidade para tratar as pessoas simplesmente como seres humanos.
Você é usado como extensão da sua agenda egoísta
Outro dos sinais marcantes do chefe narcisista é explorar você atribuindo tarefas que vão para além da descrição das suas funções. Por exemplo, o chefe narcisista pode pedir para você fazer recados pessoais, trabalhar em projetos seus não essenciais, executar tarefas inadequadas, ou mesmo assumir responsabilidades que não lhe compete. Tudo isto sem nenhum reconhecimento ou compensação adequada.
Emoções negativas e tóxicas
Alguns chefes narcisistas gostam de despertar e espalhar emoções negativas para chamar a atenção. Isto faz eles sentirem-se poderosos e manter você inseguro e na defensiva. Eles também ficam facilmente incomodados com qualquer desatenção seja ela real ou percepcionada. Eles podem ter acessos de raiva se você discordar dos seus pontos de vista ou deixar de ter em conta as expectativas deles. Os narcisistas costumam julgar, criticar e ridicularizar rapidamente. Alguns narcisistas abusam emocionalmente, fazendo com que você se senta inferior a eles. Isto faz inflacionar o seu frágil ego e sentirem-se melhor com eles próprios.
“Metade do mal que é feito neste mundo é devido a pessoas que querem se sentir importantes … Eles justificam isso porque estão absortos na luta sem fim para pensar bem de si próprios.”
– T.S. Eliot
Relutante em dar crédito
Alguns chefes narcisistas são extremamente mesquinhos com elogios. Isto acontece devido ao seu modo de pensar. Eles acham que o seu poder pessoal fica diminuído se eles dão reconhecimento aos outros por trabalho bem feito. É como se isso fosse ofuscar o seu prestígio pessoal. E, quando reconhecessem alguém é no contexto da sua brilhante liderança sobre essa pessoa.
No fundo o que o chefe narcisista faz é roubar parte dos louros que foram arduamente conquistado pela outra pessoa para engrandecimento pessoal e promoção dos seus futuros planos ambiciosos. Há chefes narcisista que ainda vão mais longe e roubam a ideia na totalidade como sendo deles. Ouço frequentemente de clientes meus que têm chefes narcisistas o seguinte: “Apresentei uma ideia minha ao meu chefe, e ele imediatamente a fez passar como sendo dele”.
Em geral, eles elogiam apenas quando precisam ou querem algo de você. Eles não levam em consideração a sua dedicação e trabalho árduo, a menos se você for importante para eles, caso contrário você será pura e simplesmente negligenciado.
Depois, se você “brilha” demais no trabalho que faz e o seu desempenha possa de algum modo vir a ofuscar o dele, então você será visto pelo chefe narcisista como uma potencial ameaça e um alvo a abater. Ele vai fazer o que for preciso para que você brilhe menos que ele. Não importa o que ele tenha de fazer para alcançar esse fim. Por exemplo, o chefe narcisista pode deliberadamente (e secretamente) dar instruções confusas para enganar um membro de sua equipe e fazer com que tenha um fraco desempenho, colocando em questão sua reputação de bom trabalhador. Quando a pessoa reclama que estava apenas seguindo as instruções do chefe narcisista nega que tenha sido ele a dar essas instruções, pondo publicamente em dúvida a competência desse funcionário. Isto pode levar a dois resultados: um é fazer com que o funcionário sinta vergonha, perca a confiança na sua capacidade e duvide do seu próprio valor, o outro resultado é fazer com que o funcionário ache que tem de compensar qualquer falta em si mesmo e que devem trabalhar ainda mais para ter de provar o seu valor para a empresa.
Não respeita as regras e normas éticas
Há chefes narcisistas que por pensarem que são especiais as normas éticas e as regras não se aplicam a eles. Na sua atuação e trabalho são muito propensos a abreviar e tomar atalhos para obter vantagens sobre outras pessoas ou do próprio sistema em que está inserido. Isto pode ser visto em situações como abusar das despesas extras que lhe foram atribuídas, falsificar relatórios de produtividade e inventar esquemas de marketing pouco éticos, entre outros. É comum muitos narcisistas pensarem que estão acima da lei e que deviam ser isentos de certas regras.
É sensível a críticas e os culpados são os outros
O chefe narcisista patológico é muito reactivo e adverso a críticas, sejam elas quais forem. Quando recebem qualquer tipo de feedback negativo, mesmo que justificado e razoável eles vão reagir com intensidade. Isto acontece porque o eu do narcisista é um eu idealizado, superior e sem contacto com a realidade. Ao menor indício de ameaça o seu eu vai entrar em alerta máximo e comportar-se do seguinte modo: ser verbalmente agressivo; podendo mesmo chegar a ataque de raiva; diminuir ou mostrar indiferença às críticas; não aceitar desculpas; culpar outras pessoas pela situação ou culpar qualquer outro incidente externo para não assumir responsabilidade e esconder as suas próprias deficiências. No fundo a culpa é sempre dos outros.
Como os RH deixam passar o narcisista para funções de chefia
Em princípio todas as empresas e organizações deveriam ter bons procedimentos de política de RH para lidar com este tipo de personalidades difíceis. Especialmente na fase de recrutamento e seleção mas não só.
Infelizmente muitas das pessoas que trabalham nos RH não receberam formação nem estão preparadas para detetar e lidar com pessoas sofrendo de transtornos de personalidade, como é o caso do narcisismo.
Normalmente o problema só é detetado depois da fase de recrutamento e seleção quando o chefe narcisista já se encontra a gerir uma equipa. É aí que surgem problemas que já não podem ser negados. Por exemplo, quando um membro de uma equipe está sendo intimidado ou envolvido em conflitos que parece não ter solução. A reação do chefe narcisista vai ser a de usar o seu poder e capacidade de persuasão para se esquivar do problema ou convencer os demais que tudo não passa de “um simples conflito de personalidades”.
Infelizmente, o profissional de RH é, muitas vezes, demasiadamente rápido a aceitar a explicação que lhe é oferecida por essa chefia narcisista e não consegue ver como foi habilmente manipulado para não descobrir a verdade do que está realmente acontecendo. Obviamente o trabalho a ser realizado pelos RH precisa de ser mais aprofundado, recolher mais depoimentos dos restantes membros da equipa e principalmente estar informado de como identificar ou ter ajuda externa de profissionais competentes em como lidar com pessoas que sofrem de TPN para chegar a uma conclusão rigorosa e justa para os restantes membros da equipa e para a empresa no geral.
Reconhece estas características no seu chefe? Qual tem sido a sua resposta e ação contra este tipo de abuso? Ajude mais pessoas a tomar consciência deste problema, partilhe o artigo com amigos e conhecidos que possam estar numa situação semelhante e fale da sua experiência abaixo nos comentários.
Deixe um comentário